Saturday, February 11, 2012


Semana passada fui pela primeira vez a um festival de filmes de montanha. Era, na verdade, uma mostra dos 30 filmes selecionados entre milhares apresentados no festival que acontece em Banff no Canada. Os escolhidos saem para uma turnê mundial em 347 cidades do mundo. Aqui em DC foram exibidos 30 filmes e vi cerca de 16. Todos ótimos. São na maioria curtas sobre hiking, escalada, escalada em gelo, ski, mountain bike, caiaque, etc, filmados em diferentes lugares do planeta. Alguns documentários sobre o meio-ambiente, ou estorias de alguem relacionado a esportes de montanha..

Os curtas:

Eu gostei especialmente de três deles. Um, super-mega-profi de cerca de 40min. Uma expedicão de cientistas (uns 8) e mergulhadores para o Polo Norte. Pretendiam caminhar 800Km e fazer ao menos 50 mergulhos no oceano embaixo do gelo, universo até então inexplorado. E foram caminhando, puxavam aqueles carrinhos de neve, cheio de coisas num super-frio. Tinham super-equipamentos tecnológicos, muito interessante. As paisagens submarinas eram inacreditáveis. Em um dos mergulhos encontraram vida, muito lindo. Como o clima estava complicado, acabaram caminhando só 130Km, fizeram todos os mergulhos mas tiveram que voltar de avião pois o gelo estava derretendo antes da hora.
O segundo (e por acaso foi apresentado nessa ordem) Reel Rock: Ice Revolution, era bem mais relax que o primeiro, dois alpinistas bem engraçados escalaram uma gruta congelada em British Columbia. Parece normal mas o fato é que na gruta tinha uma cachoeira que não congelava devido ao volume de água porem o vapor e a umidade viravam estalactites de gelo na parede da gruta e o visual era muito diferente.
Por fim, e esse acho que foi meu favorito, Hanuman Airlines, dois nepaleses, super-simples, muito sábios e bem preparados subiram o Everest e desceram voando, de para-pente. O video é muito legal, a preparação, a paisagem, o vôo. Depois eles ainda seguiram de caiaque por 600Km até chegar ao mar (que viram pela primeira vez) e se encantaram os carangueijos. Infelizmente o filme não mostrou essa parte .


Os Documentários:

Vi três documentários sendo que dois de fundo conservacionista muito interessantes. No primeiro, Chasing Water, um jornalista que viaja o mundo cobrindo aventuras de outras pessoas resolve partir na sua própria e seguir o caminho do Rio Colorado até ele chegar ao oceano. Incrível toda a vida que o Rio Colorado alimenta, e a energia que ainda tem em algumas partes. O filme tem umas imagens belíssimas e excelente caráter informativo. O fim é um tanto chocante já que o rio seca perto da fronteira com o México e desde 1998 depois de 6 milhões de anos, não chega mais ao oceano. Segundo eles, isso ainda pode mudar, há uma ong preocupada com o assunto, o endereço está no fim do filme.
O segundo, Spoil,  foi uma mescla sobre o Spirit Bear e uma ação de preservacionistas contra o duto de óleo que iria do Canadá até os Estados Unidos. A área que esse duto iria percorrer é linda, várias ilhas com vegetação nativa e muitos animais em British Columbia no Canadá. Vários fotógrafos preservacionistas vão até o local em um esforço pra captar as melhores fotos possíveis para serem usadas numa campanha de conscientização. O documentário também mostra os acidentes com vazamento de óleo que já ocorreram na região e o quão fácil é dos navios (seriam mais de 200 por semama) se perderem  em algumas das curvas, gerando acidentes similares aos do Exxon Valdez. Felizmente, o Obama vetou a parte dos Estados Unidos e no momento o projeto está suspenso. Tambem houve uma mobilizacao grande no Avaaz. Espero que assim continue. Nada justifica uma obra dessas para carregar um combustível de tão pouca eficiência quando deveriamos falar e usar cada vez mais fontes renováveis de energia e de maneira sustentável. Ainda temos muito o que economizar na energia que consumimos antes de chegar a considerar uma obra dessas. É um pouco tenebroso ver o quanto a ganância do homem desrespeita coisas básicas como o lugar em que habitamos..  Ainda bem que existem pessoas conscientes e integradas o suficiente que conseguem mobilizar outros em benefício de todos nós.

O festival como um todo foi muito inspirador, aqui em DC foi na sede da National Geographic o que em si já é bem empolgante, e aí, quando mostram o chamado de abertura e combinam o lema do Banff: Inspirando criatividade com o da National Geographic: Inspirando as pessoas a cuidarem do Planeta, é realmente um festival de inspiração, hehe. Sem contar que, e se alguém mergulha pela primeira vez no oceano embaixo do pólo ou se voa a partir do topo do Everest, precisa compartilhar com o mundo, precisamos saber o quão vasto e especial nosso planeta é e como temos evoluído em conhecer seus locais mais remotos.  Afinal a aventura e exploração nesse sentido (e de modo sustentável de preferência) faz parte da natureza humana.


No comments: