Monday, December 19, 2011

Sonho `Hawaiano`



Ir à praia de Pipeline (Hawaii) e conseguir ver as ondas grandes na etapa final do campeonato mundial de surf foi a realização de um sonho. Passei horas da adolescência na água, surfando (de body-board), melhor esporte que existe (surf em geral). Comprava revistas Fluir e assistia todos os programas do Ricardo Bocão. Ficava hipnotizada com as fotos e reportagens sobre o Hawaii, principalmente com os tubos da praia de Pipeline e com a ondulação gigante que entrava na baia de Waimea de vez em quando. Naquela época ainda não se surfava em Jaws (na ilha de Maui).

Já havia ido ao Hawaii em 2001. Trabalhava num projeto em Sacramento, CA que iria acabar em fevereiro, ainda inverno havaiano (as maiores ondas só acontecem no inverno). Consegui uma passagem com milhas e fui, sozinha mesmo, para a ilha de Oahu. Devido ao excesso de trabalho, com o tempo que tive consegui antes da viagem apenas reservar um carro e uma vaga num hostel, nada de pesquisas muito profundas. .. Na minha idéia, não poderia ser muito complicado, afinal era uma ilha.
Decepção número 1, saí dirigindo numa rodovia de 6 pistas. Muito cimento já de início, não combinava com a minha idéia sobre o Hawaii. E até confesso que Waikiki não era o lugar mais apropriado para quem estava procurando as ondas da revista, mas quando lá cheguei e encontrei prédios altos, resorts, lojas, semáforos e até engarrafamentos foi a decepção número 2, com certeza.  Eu já sabia que as ondas ficavam no lado norte da ilha (cerca de 40min – 1h de Waikiki, o famoso North Shore. Então, essa se tornou minha missão para o dia 2 em Oahu, o lado norte da ilha . Saí cedo e fui direto, pelo caminho mais curto. Quando lá cheguei, fiquei um pouco chateada pois várias das praias ficavam bem na beira de uma rodovia (essa só de 2 pistas + acostamento) – decepção número 3. Parei no acostamento da praia de Waimea e fiquei tentando realizar como aquele mar cheio de crianças brincando, verdadeiro piscinão, poderia se tornar palco de uma das ondas mais esperadas (e maiores) do mundo. Apesar de ser inverno, não tinha muita onda, as ondulações pelas quais o Hawaii é famoso não acontecem o tempo todo e não foi dessa vez, decepção maior e número 4.  
Waikiki
E aí eu não gostei, doeu admitir mas simplesmente não gostei do Hawaii.. Não fosse por um passeio de caiaque com um pessoal do hostel, uma pipoca doce e salgada que comi pela primeira vez em Waikiki num festival de filme ao ar-livre, muito sushi e umas histórias interessantes que ouvi de uns colegas que fiz, nem teria valido a pena. Enfim... Admito que não planejei direito e que o Hawaii não é o melhor lugar pra ir sozinha, por isso, não desisti.



No comments: