Wednesday, November 30, 2011

Grande Gran Canyon 2 - Motivação e Preparativos



Parece uma moldura. Estático e eterno. Grandioso. Essas foram as minhas impressões ao avistar o Grand Canyon pela primeira vez em 2005. Impressões a parte, o fato é que o canyon não é assim tão antigo quanto a idéia que pode passar. Embora a diferença de idade entre as primeiras camadas de rocha, na base,  próximas ao rio (cerca de 1+ bilhões de anos) e as do topo, de onde o vemos normalmente ( +- 250 milhões de anos) seja bem grande, o canyon em si é relativamente novo, apenas cerca de7 milhões de anos.  Um jovem, praticamente. E cheio de vida, embora de longe pareça literalmente pedra sobre pedra.
O excelente filme do IMAX Grand Canyon, Hidden Secrets, mostra além de muitas outras coisas, a vida animal  e a rica flora do canyon.  As filmagens e a trilha sonora são excelentes, bastante impressionantes, várias tomadas no nível do rio e nele em si.  Depois de avistar o canyon de cima, e de assistir esse filme, tive certeza que queria ir lá. Digo, lá embaixo, perto do rio. Demorou mas a oportunidade apareceu e era hora de aproveitá-la.

Existem alguns modos de chegar lá embaixo, no nível do rio Colorado. O único que pensei e e que era o único que conhecia era caminhando. Também é possível ir de barco (embora não saiba onde e que partes) e de mula. Como tenho receio de andar em qualquer coisa que tenha vontade própria, não consideraria este último mesmo que o tivesse descoberto antes.
Resolvemos nos juntar a um grupo organizado por uma empresa de Flagstaff, por vários diferentes motivos. Primeiro para termos certeza que estaríamos no caminho certo, depois pra facilitar todas as licenças e equipamentos necessários.
Curva do Rio Colorado 
 As estórias de acidentes no canyon são numerosas. A diferença de calor entre o topo e a base é bem grande, especialmente no verão. Também o fato da caminhada começar descendo faz com que muitos que pensam em ir só um pouquinho (sem preparação ou mantimentos) entrem em apuros na hora de voltar.  Em todo o parque e nos centros de visitantes é fortemente desencorajada toda iniciativa de descer e subir no mesmo dia.
Existem duas opções de estadia no South Rim, um é o Phantom Ranch, tipo um hotel estilo rústico com alguns quartos e chalés  e o Bright Angel Camping. O Phantom Ranch é  super-concorrido, com 6 meses de antecedência já é difícil de conseguir vaga. As vezes rolam umas vagas de desistência de última hora.  Quem vai arriscar?
Escolhemos um percurso `básico`, descer até o Bright Angel Camping, passar a noite lá, caminhar um pouco no nível do rio e subir até o acampamento Indian Gardens, passar outra noite lá e subir no terceiro dia. Existem outras infinidades de possibilidades.

Fim de tarde no canyon
Minutos depois que nos inscrevemos pela internet recebemos um email avisando que teríamos que carregar 15Kg nas costas. Foram algumas semanas de treinos  com início exatamente 2 semanas após a maratona de Chicago. Durante a semana treino de força, subindo e descendo as escadas do prédio com a mochila atolada de livros e garrafas de água, fora as corridinhas. E nos fins de semana trekking longo com um grupo de DC muito legal, com peso moderado e belíssimas vistas das árvores mudando de cor no outono... Puxado, porem muito legal.



No comments: