Thursday, December 01, 2011

Grande Grand Canyon 2 - Ação..

Alguns passos depois do início

Iniciamos a caminhada num domingo de manhã. O ponto de partida é o Yaki Point, na Hermit drive, chega-se até lá com o ônibus do parque.  Um dia muito ensolarado, contrariando (pra variar) a previsão do tempo de neve no topo.  É bom quando a previsão erra pra pior. Demorei um pouco pra me ajustar com a mochila, se é que isso chegou a acontecer em algum momento. Apesar de todos os tipos de ajustes disponíveis (que eu nem imaginava) que facilitavam lidar com tanto peso, senti-o praticamente o tempo todo. Ainda bem que o visual era alucinante e me distraia,  só pensava em tirar fotos. Ficava pra trás e tinha que caminhar mais rápido (ou até dar um trotinho - não contem para o meu fisioterapeuta) pra encontrar o grupo. Assim foi em todos os dias.. O primeiro dia foi praticamente só descida. Aerobicamente simples mas muscularmente nem tanto, ainda mais com o peso extra. Fizemos algumas pausas durante o percurso, tem alguns pontos com uma infra-estrutura mínima: banheiro e água e alguns mirantes naturais onde é quase impossível não parar pra contemplar e tirar umas fotos.. Não tem lixeira, cada um tem que levars seu lixo de volta. Cruzamos com o pessoal subindo de mulas, um pouco assustador (pra mim) mas uma cena bem nostalgica. Passamos por várias camadas de rocha do canyon, interessante como a vegetação e o tipo (e cores) das rochas mudam de uma área pra outra. Interessante também é que as trilhas de descida (e subida) não são em linha reta como se pode imaginar. Elas cortam o morro ou a montanha horizontalmente em forma de zig-zague, o que facilita a caminhada pois diminui a inclinação, apesar de aumentar a distância. A partir dem determinado ponto da trilha é possível avistar o Rio Colorado e a vilinha (bem inha) de vez em quando. Era outono e uma parte da vegetação do canyon tinha folhas trocando de cor, super-bonito..
Não lembro bem quantas horas caminhamos no primeiro dia, a distância foi por volta de 8.5 a 9 milhas. O suficiente eu diria. Chegamos bem na hora certa, um pouco antes de passar de legal pra chato, ou gerar aquela indiferença (ah ok mais pedras, aham, e uma árvore com folhas amarelas, ok, o rio.. big deal..)   Pra chegar até o acampamento precisamos cruzar uma ponte, super-pomposa, sobre o Rio Colorado. Este foi pra mim o momento mais emocionante do dia juntamente com quando tirei o pé da água gelada. Assim que chegamos, me livrei da bota e da mochila e fui até o rio. Já que não dava pra tomar banho (além de ser proibido é super-gelado), molhei os pés. Ou o pé, apenas o esquerdo. Aguentei um pouco mais de 1 minuto e aí tirei-o congelando (foi emocionante). O legal é que ele ficou novinho em folha, enquanto o direito tava meio dolorido da caminhada. No outro dia, se desse, molharia o direito, pensei, já que tinha que voltar para a janta.

O guia preparou todas as refeições, todas muito boas e bem frescas. Nessa pequena vila onde fica o camping (Bright Angel) e o hotel (Phantom Ranch) tambem tem umas cabanas dos guardas-florestais que cuidam do parque. Todas as noites tem uma sessão com eles as 19hs. No nosso dia foi perguntas e respostas, bem interessante.

Passarinho no Cedar Ranch

Confesso que acordei levemente dolorida no dia 2. Várias horas de descida no dia anterior, carregando peso, haja coxa. Caminhamos um pouco perto do rio, no plano, o que foi bom pra aquecer e tambem foi o meu pedaço favorito. As pedras por lá são bem fortes (e antigas), pedra mesmo, marrom escuras, e o rio marrom claro, sendo que na margem tem alguns arbustos e árvores pequenas, algumas amarelas por causa do outono. Tambem tinha bem menos gente na trilha, estava silencioso e o ar da manhã próximo ao rio muito energético. Fizemos uma pausinha para contemplar o rio e logo começamos a subir até o indian garden,  nosso próximo acampamento.  A subida iniciou nas pedras fortes e passou por algumas pequenas cascatas. Já mais para cima havia árvores grandes e bem amarelas por causa do outono. Nunca imaginei que tivesse tanta vegetação no Grand Canyon. Difícil de escolher do que tirar fotos. O dia seria curto (5 milhas) mas resolvemos ir até o Platô Point (+3milhas ida e volta), sem dúvida as melhores vistas do passeio. Do Plato Point é possível avistar o rio Colorado e vários picos e platôs que estavam ainda mais iluminados pelo sol poente, como o Budha. A noite no Indian Gardens foi fantástica, nada de claridade nem de nuvens, o céu super-mega-estrelado, fazia tempo que não o via assim. Dormimos cedo todas as noites. Fazia bem mais frio no Indian Gardens do que no Bright Angel Camping.

Início da Subida do dia 2                                                                      Plato Point