Saturday, April 02, 2011

Primavera?

Era pra ser primavera. A contagem regressiva começou uns 40 dias antes, durante um longo e frio inverno. Não teve nenhum desses dias em que não tenha dedicado alguns momentos para pensar na primavera.
E então que chegou a véspera. Cerca de 18 graus Celsius (C), sol, passarinhos. Que beleza! Parecia que a nova temporada prometia. 
O primeiro dia amanheceu também ensolarado. Com a memória da temperatuda do dia anterior e o sol matinal,  preparei-me para correr na rua, depois de 4 longos meses de esteira. Assim que botei o pé fora de casa, uma grande surpresa. Míseros 3 graus Celsius, com um vento muito frio. Fui correr mesmo assim, estava de calça e várias blusas, etc, só esqueci o gorro e as luvas. E foi bem o que congelou primeiro, as orelhas e as mãos. Não sentia as pernas, a boca ficou meio dura, mas felizmente os pés estavam bem e consegui correr, ou melhor, me arrastar. Vento e ar (gelado) de tudo que é lado,  um mau-humor gigante.. Era pra ser primavera... Enfim.
Segunda-feira amanheceu nevando. NEVE, dá pra acreditar, NEVE na primavera? Nem estou no Alasca, ou na Islândia, ou Groelândia (e por aí vai) (únicos lugares onde imaginei ter neve na primavera). E a semana não melhorou, nevou de novo, fez frio, vento, mais neve. A única diferença é que dificilmente ela ficava acumulada no chão, como durante o inverno.
Quase passei mais frio na primavera do que no inverno. Por uma simples questão de revolta. Era primavera, recusei-me a usar muitos casacos. Não fazia sentido. E as árvores continuavam peladas, nada de folhas, sem sinal de flores. Meus amigos passarinhos mal piavam. Que primavera sem sentido, pensava. E agora ocupava vários momentos do dia pensando na primavera, ou melhor, na falta dela... Teve um dia que fez 10 graus (vida já extinta na Bahia) e o povo saiu de short e camiseta. As duas primeiras semanas de primavera foram realmente piores que os piores dias de um inverno Curitibano. Tava meio chateada. Até que vi no jornal que na verdade as temperaturas estão só um pouquinho abaixo da média dos outros anos. 
Vai ver que o problema é com o meu conceito de primavera, numa dessas isso é normal, será?
Espero que não. De acordo com a previsão, essa semana deve melhorar. Ontem já melhorou. Nevou horrores de manhã, depois choveu e no fim da tarde fez 8 graus. Fui correr na rua (desta vez toda empacotada) como se fosse um clima mega-tropical. Frio pra caramba, ainda. 
Será que tem primavera mesmo, ou preciso esperar pelo verão? Eu quero calor e flores, árvores com folhas, tá na hora, ou já passou dela. Gostaria mais se fosse na primavera porque essa já chegou e também porque não gostaria de ter que rever esse conceito. Se precisar, espero até o verão. Já vou ajustando minhas expectativas, porem continuo a pensar na primavera e a tentar correr na rua. 

No comments: