Monday, October 10, 2011

Chegou a Hora



Por alguma razão estava bem no dia da maratona. Acho que apavorei tudo na véspera, ou um dia antes dela. Estava tensa, óbvio, nada demais. Desci uns 45 minutos antes da largada e levei um susto. Tinha moooitaa gente, a maioria já preparada para largar. Mal tive tempo de alongar, não consegui ir ao banheiro nem largar onde queria, tentei não me abalar. Aproveitei os minutinhos que tinha para tentar me concentrar e programar minha mente pra não pensar em nada.
Finalmente chegou a hora. Demorou uns bons 20 minutos para eu passar pela largada. Uma vez começado, o plano era correr até acabar, um pé depois do outro, muita paciência. Saí meio travada atrás do pessoal, quando conseguia correr, tava no gás. Fui avançando aos pouquinhos.
No Km 10 tive que ir ao banheiro, minha posição já estava comprometida pelo estado da minha bexiga. Perdi uns bons cinco minutos pois tinha fila, foi o xixi mais agoniado que já fiz.  Voltei atrás da galera novamente, porem bem empolgada e corri bem mais rápido, fui avançando novamente, aos poucos. Meu garmin (relógio com gps que mostra a distância percorrida e velocidade) estava levemente lelé. Tinha um túnel logo no início e ele já se perdeu ali continuou meio perdido por causa dos prédios altos da cidade e tals, dava pra confiar na velocidade em alguns lugares mas a distância estava um pouco zoneada.. Passei bem os 21Km. No Km25 já doía levemente, um pouco antes do que eu esperava que doesse. Sentia mais os pés e o lado da perna até os glúteos numa intensidade que ainda dava pra correr de boa. Tomava 1 gel (GU) a cada 6 ou 7Km mais ou menos, bebia água sempre, no meio dos gels, de vez em quando, gatorade, além de BCAA a cada 1,5h. No Km 30 já estava bem quente e tive uma agonia por água, meu suor estava meio salgado. Aproveitei os postos de abastecimento e bebi bastante água, reabasteci a garrafinha (carreguei 2 de 300ml na cintura, uma com água e outra com gatorade). Passei a beber água em todos os postos.
Em dois dos postos tinha esponja molhada pro pessoal se refrescar, bem interessante pois embora o percurso fosse amigável o calor não era. Logo me senti bem novamente e por incrível que pareça, 12Km pareciam 2 Km. Mantive-me focada. Tinha muita gente nas ruas, espectadores durante todo o percurso, vendo, torcendo.. Muitas faixas (tipo cartazes) e alguns tambores. Havia também umas torcidas organizadas de colégios, umas duas ou três bandas e até uma orquestra.Todos lá por vontade própria. O percurso era muito interessante, de certa forma plano, com algumas inclinações. Uma boa parte no centro da cidade depois um parque muito bonito e em seguida alguns bairros típicos, nada de repetir caminhos. Na verdade, não consegui prestar total atenção na paisagem (embora lembre do que estava escrito em várias das faixas), tentei realmente me manter focada na corrida, sem me exaltar ou vice-versa.
O Km 35 passou despercebido, percebi o Km 38, faltavam só 4. No Km 40 já doia bem (os pés principalmente, acho que por causa do tênis ) e o sol tava bombando, já passava do meio dia. Foi quase mais difícil administrar os últimos 2Km do que a prova toda . Porém a partir daí era só alegrias, manter uma passada depois da outra e chegar. E assim foi,  800m, 200m, UHULL. CHEGUEI,  junto com um monte de gente.. Corri em um pouco menos de 4,5 h (4h32 c o xixi), fiquei em cerca de 16400 de 35600 que terminaram a prova. Enfim, as recompensas de uma maratona não se medem no relógio, principalmente da primeira. Fiquei bem feliz com a conquista e com meu estado depois da prova (inteira).

Recebi minha medalha, meu cobertor de alumínio (o qual botava e tirava pois não me decidia se passava frio ou calor) e ainda andei mais 1Km até o ponto de encontro. Essa parte não foi muito legal pois meu tênis não era bom de caminhar. E aí logo encontrei a Jana, minha grande equipe de apoio e fiquei lá curtindo a prova um pouco. Ouvi a banda, troquei a camiseta, botei um gelo nas canelas só pra garantir, fui pra tenda da massagem (incrivelmente não tinha filas) e dei minha cerveja grátis pra Jana. Equipe de apoio também trabalha bastante. Não podia pensar em isotônico ou gel mas ainda bebi bastante água. Almoçamos num restaurante próximo ao hotel, com excelentes opções sem glúten. Comi um frango com quinoa e espinafre, bem gostoso e leve.
De tardinha, ainda saímos pra passear, fazer um tour de barco pelo rio e Lago Michigan. Estava até que inteira, subindo e descendo escadas quase normalmente. Encontramos várias pessoas que correram a maratona, fácil de identificar pois estavam usando a medalha. Algo que nem me ocorreu, botar a medalha pra ir passear. Porém era muito bom lembrar dela lá pendurada na cadeira do hotel :)


era gente...

Os safados 200m dos 46.2Km

Chicago, do Lago Michigan





No comments: