Sunday, January 30, 2011

BIG, Big Sur!

O Big Sur é muito grande. Em extensão nem tanto, mas em beleza e plenitude é incomensurável. Costuma-se chamar de Big Sur a área do litoral da Califórnia conectada pela Pacific Highway 1, entre as cidades de Carmel e Câmbria (alguns consideram até Santa Bárbara, na verdade, não há uma limitação bem determinada).  São cerca de 150Km de estrada, sendo o litoral de um lado e as montanhas (da cadeia Santa Lucia) do outro, com grandes desníveis entre a rodovia e o mar. O litoral é extremamente recortado, com muitas rochas em formatos diferentes. As vistas são estonteantes. É comum essa estrada que percorre o Big Sur aparecer entre as 10 mais bonitas do mundo. Faz juz a cada pedacinho. Não tem uma vista do Big Sur que não mereça um `Óh Uau!!`.
Explorar o Big Sur a pé (necessário algum veículo para ir de um ponto a outro) é muito legal, vários parques tanto do lado do mar quanto da montanha, cachoeiras, praias com pedra, praias com areia branca e até uma praia com uma cachoeira que deságua na areia. Isso mesmo! Fica no parque Julia Pfeifer Burns. A praia é linda mas infelizmente só se pode ver de cima, do mirante. A cachoeira é pequeninha porém tem muita presença. Um pouco de coisa americana, uma queda tão legal e não se pode tomar banho. Nem que fossem sei lá umas 3 pessoas por dia. Mas fazer o que... Não se pode nem pisar fora da trilha. Eu e o Mú pisamos, mas foi bem rapidinho. Queríamos chegar na parte de cima da cachoeira. Chegamos mas saímos muito rápido, não deu tempo  nem de acenar pra Mama que nos aguardava no mirante. Sabe como é, aqui as coisas são um pouco mais sérias.  
Bem, a região tem ainda águas termais (em alguns lugares específicos), uma infra-estrutura muito boa com hotéis e pousadas muito gostosas, gastrônomia original e bons vinhos para acompanhar. O Instituto Esalén tem sede lá, várias pessoas  procuram-no para se re-energizar e outros variados fins. A vida animal é muito rica, muitos pássaros, aves marinhas, leões marinho, focas, golfinhos, baleias (esses dois últimos dependendo da época), etc, etc.  Há também uma grande atração para nós brasileiros... O pôr do sol no Pacífico. Na última vez que fui já existiam cafés e restaurantes para abrigar quem buscasse por um pouco de tranquilidade (ou quem sabe um café ou uma taça de vinho) para apreciar o espetáculo. As luzes são lindas, se tiver um pouco de nuvens então, `Óh Uau!!`.
Eu realmente me empolgo muito quando falo do Big Sur, o lugar é mágico. Parece-me um lugar desconectado do restante do país, se alguém for lá depois de visitar outras cidades americanas verá que ele tem características próprias.  O tempo também parece não ter importância.  O trecho de 150Km pode ser percorrido em menos de 3h. O recomendável, no entanto (por mim, rsrs), é passar no mínimo 2 noites por lá. Dependendo da época é possível visitar também o Hearst Castle em San Simeon. Um milionário americano construi-o em cima de uma montanha. A história deixo para o site. Foi o castelo mais legal que já visitei, a decoração é esplêndida, tudo original e a vista do Big Sur então. `Óh Uau!!`

1 comment:

Anonymous said...

Beautiful picture!